Prefeitura de Alto Araguaia fará plantio de árvores e limpeza do Rio Boiadeiro

Prefeitura de Alto Araguaia fará plantio de árvores e limpeza do Rio Boiadeiro
Ação acontece neste sábado. Profissionais e todas as unidades de saúde no município estarão das 08h às 17h fazendo o atendimento   [caption id="attachment_18954" align="alignright" width="319"]DSC00464 Todos os PSF's estarão de plantão este sábado para a campanha em Alto Araguaia[/caption]

Alto Araguaia, MT – A prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve neste sábado (09/03) uma mega-campanha de exame preventivo contra o câncer do colo de útero. O trabalho tem objetivo à conscientização das mulheres para que seja feita a detecção precoce do câncer de colo do útero, tipo que mais acomete as mulheres. A ação faz parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher no município. A campanha será desenvolvida das 08h às 17h e mobiliza dezenas de profissionais em todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

Por meio da campanha, a secretaria de Saúde pretende aumentar, significativamente, a realização dos exames que são feitos gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Devem fazer o exame preventivo mulheres com idade entre 25 a 64 anos de idade. A secretária de Saúde, Martha Maia Brandão, fez um chamamento para que todas as mulheres com idade para fazer o preventivo compareçam aos PSF’s, pois trata-se de uma campanha de prevenção.

“Todas as unidades de saúde estarão de prontidão para esse ‘Dia D’ em Alto Araguaia. Estou convocando todas as mulheres para irem às unidades de saúde. Escolhemos o sábado justamente porque muitas trabalham e não tem condições de ir aos PSF’s durante a semana. Nossas equipes estão de prontidão para atender a todas. A prevenção é o melhor remédio”, alerta a secretária.

Objetivo da campanha do exame preventivo contra o câncer do colo de útero, conhecido popularmente como Papanicolau, é a detecção precoce de lesões que podem evoluir para o câncer. A recomendação é que toda mulher, a partir do momento que iniciar a atividade sexual, deve fazer o exame preventivo anualmente.

A coordenadora do PSF Ondino Rodrigues de Lima, na Vila Aeroporto, e responsável pelo Sistema de informação do Câncer do Colo do Útero (Siscolo), Cristiane Franco Resende Soares, ressalta a importância da realização do exame.

“É importante que todas as mulheres compareçam ao seu PSF para fazer a coleta. A incidência do câncer de colo de útero é grande. Em Alto Araguaia identificamos seis casos em 2012. A faixa etária em 2013 estendeu-se. É importante dizer que é um câncer curável e nada melhor que a prevenção”, disse.